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sexta-feira, 25 de julho de 2014

Papa Francisco, Pentecostais e Ação Inter-religiosa


Papa Francisco, Pentecostais e Ação Inter-religiosa
por John Vennari 
(original em inglês aqui-http://www.cfnews.org/page88/files/a66a02dd472db2aa376bfd82c0b22724-109.html)

Cardeal Bergoglio recebe uma "bênção conjunta" dos ministros católicos e protestantes pentecostais.


("Eu era responsável pela Renovação Carismática na Argentina e que é "por isso que eu os amo muito.") - Mensagem do Papa Francisco para a Assembléia Carismática Rimini, 27 de abril de 2013



Cardeal Bergoglio, agora Papa Francisco, afirma em seu livro lançado recentemente "Sobre o Céu ea Terra" que ele permitiu com alegria que os pastores protestantes rezassem sobre ele em uma grande Conferência Carismática. Além disso ele diz que está sem entender por que alguém encontraria isso censurável.

"Sobre o Céu ea Terra" é uma produção conjunta do cardeal Jorge Bergoglio eo rabino Abraham Skorka. É um livro de conversas entre os dois homens lançado em espanhol em 2010, e agora publicado em Inglês.

Neste livro encontramos o cardeal Bergoglio em suas próprias palavras. Ele parece ter um coração quente, uma série de bons instintos católicos, mas também mostra-se imerso na nova orientação ecuménica do Concílio Vaticano II. O programa pan-religioso do Concílio é fundamental para o seu pensamento. Seu compromisso com o pentecostalismo é um desses casos.

A "bênção" Conjunta

O dia 19 de junho de 2009, o Terceiro Encontro Fraterno Anual de evangélicos e católicos foi realizado no estádio Luna Park, em Buenos Aires. Cardeal Bergoglio assistiu.

Em um ponto, como é característico nessas reuniões pentecostais, o Cardeal caiu de joelhos no palco para receber a "bênção" do carismático bem conhecido, Pe. Raniero Cantalamessa OFM, e um grupo de pastores protestantes.

Alguns católicos de boa-vontade tentarem argumentar que Bergoglio deve ter apenas a intenção de receber uma bênção do padre católico e os protestantes apareceram como de surpresa para o Cardeal. Como eu disse em CFN de abril, eu não vejo como isso poderia ser o caso. Leitores de longa data sabe que eu tinha assistido muitas reuniões carismáticas desenfreadas como observador. Essas bênçãos conjuntas pan-cristãs são um procedimento padrão nas assembléias carismáticas. Além disso, o pentecostalismo tem sido galopante na América do Sul desde o final da década de 1960, por isso era improvável que o cardeal de Buenos Aires não tinha conhecimento dessas bênçãos comuns "antes de participar do evento de 2009.


Toda essa especulação termina neste ponto quando lemos página 220 do recém-lançado  "Sobre o Céu ea Terra". Cardeal Bergoglio afirma com orgulho que ele permitiu conscientemente que ocorresse a bênção conjunta.

O Cardeal diz: "A primeira vez que os evangélicos me convidaram para uma de suas reuniões em Luna Park, o estádio estava cheio. Naquele dia, um padre católico [Pe. Cantalamessa] e um pastor evangélico falaram. Eles deram duas palestras cada intercalada com uma pausa para comer alguns sanduíches ao meio-dia. Em um ponto o pastor evangélico pediu que todos orassem por mim e meu ministério. Ele me perguntou se eu aceitaria que orassem por mim e eu respondi-lhe que é claro que eu permitiria. Quando eles rezavam, a primeira coisa que me deu inclinação foi a ajoelhar-me, um gesto muito católico, para receber a sua oração ea bênção das sete mil pessoas que ali estavam. Na semana seguinte, a manchete da revista afirmou: "Buenos Aires, sede vacante. O Arcebispo comete o pecado de apostasia". Para eles, a oração em conjunto com os outros era apostasia. Mesmo com um agnóstico, com sua dúvida, juntos podemos procurar para encontrar a transcendência; cada um rezando de acordo com a sua tradição. Qual é o problema? 
                                                    Momentos que nunca ocorreram

Talvez o aspecto mais preocupante dessa história não é que o cardeal aceitou a "bênção" dos protestantes - embora isso está incomodando bastante - mas que ele parece ser genuinamente perplexo quanto ao por que alguém pode achar seus atos censuráveis.

Isso faz  uma pessoa imaginar  que tipo de formação o jovem Jorge Bergoglio recebeu naqueles dias inebriantes após o Concilio pouco antes de sua ordenação 1969.

Nós vamos lidar com as centenárias objeções católicas para tais ações, mas primeiro vamos documentar o apoio do Cardeal Bergoglio do pentecostalismo até o presente..

Uns testemunhos de carismáticos emergem  depois de Bergoglio ter sido eleito papa..

"Ele apoiou o Movimento Carismático"

Dr. Vinson Synon, o conhecido Protestante Pentecostal, lembra de uma visita encorajadora que ele teve com o cardeal Bergoglio em 2005, em Buenos Aires.

Foi um encontro da Consulta Carismática Internacional com pessoas de todas as denominações. O objetivo era para promover o "diálogo" entre os pentecostais e os católicos da América Latina.

Vinson Synan e seu grupo encontraram com o cardeal Bergoglio em seu palácio. "Ele era muito simpático", conta Synon. "Ele apoiou o movimento carismático. O que nos impressionou mais foi quando ele nos suplicava para orar por ele. Nós nos reunimos em volta e rezamos fervorosamente por ele. Nunca tivéssemos imaginado que ele seria o Papa um dia". [2]

O "Católico" carismático Ralph Martin estava eufórico depois da eleição do Cardeal Bergoglio. Ele escreveu o dia 20 de março ", Muitos têm perguntado se ele [o papa Francis] é amigável á renovação carismática e evangelização. Ele é. Várias pessoas tinha me enviado fotos do Papa Francisco, quando ele ainda era Arcebispo de Buenos Aires, pedindo a um grupo de pastores evangélicos para orar sobre ele. Na verdade, um ministro Pentecostal postou esta foto na web (veja acima), observando que o Cardeal Bergoglio estava muito envolvido ao longo dos anos no diálogo anual entre católicos e pentecostais, bem como os retiros para os padres e os pastores que foram organizados antes de cada reunião . "[3]

O dia 14 de março "Christianity Today" escreveu que os evangélicos argentinos foram muito felizes com a eleição de Bergoglio: "Bergoglio tinha desempenhado um papel central na CRECES da Argentina (Comunhão de Renovação dos católicos e evangélicos no Espírito Santo-Fraternidade Ecumênica Argentina) movimento ao longo dos últimos 10 anos, e apoiou fortemente a sociedade Bíblica [protestante] na Argentina ".

Juan Pablo Bongarrá, presidente da Sociedade Bíblica Argentina disse isso sobre Bergoglio, "Ele tem muitas relações boas e amistosas com líderes de outras religiões", e observou que Bergoglio respeita e promove o diálogo inter-religioso.

Ainda mais Bongarrá comemorou Bergoglio da seguinte forma: "Ele [Bergoglio] montou a plataforma lá e chamou os pastores para orar por ele, Ele se ajoelhou na frente de cerca de 6.000 pessoas e [líderes protestantes] impuseram as mãos e oraram. Nós lideres evangélicos que ele conhece são muito felizes com a sua eleição ", [4]

O dia 27 de abril, o Papa Francisco (ex-cardeal Bergoglio), reiterou seu compromisso com o pentecostalismo. De acordo com as notícias de Zenit, o arcebispo Rino Fischella, presidente do Concilio Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, celebrou a missa no Rimini Feira da 36 ª Assembleia Nacional da Renovação Carismática Católica. Aqui, o Arcebispo Fisichella deu uma mensagem de surpresa inesperada para os 15.000 carismáticos que o receberam com entusiasmo.

"Antes de iniciar esta celebração," Arcebispo Fischella disse à multidão: "Trago-vos uma saudação. Antes de sair esta manhã, eu estava com o papa Francisco, e eu disse-lhe: "Santo Padre, eu tenho que sair em breve. . Vou a Rimini, onde existem milhares e milhares de pessoas da Renovação Carismática: homens, mulheres e jovens "Com um grande sorriso, o Papa disse; "Diga-lhes que eu os amo muito!" Ao sair do Santo Padre, o arcebispo Fisichella contou, o Santo Padre acrescentou: "Olhe, diga-lhes que eu os amo muito, porque eu era responsável pela Renovação Carismática na Argentina, e é por isso Eu os amo muito '". [5]

Outra instância do pensamento ecumênico do Cardeal Bergoglio é contada por Gren Venables, bispo anglicano da Argentina (e ex-arcebispo da Igreja Anglicana do Cone Sul). Venables conta que ainda na Argentina, Cardeall Bergoglio "me chamou para tomar café da manhã com ele um dia e me disse muito claramente que o Ordinariato [criado pela Igreja Católica para acomodar os anglicanos alienados] era completamente desnecessário e que a Igreja precisa de nós para ser anglicanos ". [6]

A atitude do cardeal Bergoglio ecoa a teologia ecuménica de Walter Cardeal Kasper, que disse em 2003, "Vários aspectos de ser uma igreja são melhor percebidos em outras igrejas. Portanto, o ecumenismo não é uma rua de sentido único, mas um processo de aprendizagem recíproca, ou, como afirmou em Ut Unum Sint, uma troca de presentes. O caminho para a unidade não é, portanto, o retorno de outros para o rebanho da Igreja Católica." [7]

Como foi observado em Catholic Family News de abril, o Papa Francisco expressou admiração incondicional do Cardeal Walter Kasper, em sua primeira palestra do Angelus, quatro dias depois de sua elevação papal. O novo papa apareceu para dar uma dica de seu próprio pensamento ecumênico e com a direção provável de seu pontificado.


"Qual é o problema?"


Cardeal Bergoglio, como citado anteriormente, parece confuso a respeito do porque alguém teria um problema com ele rezar em público com os protestantes ou caindo de joelhos para receber uma bênção conjunta de ambos os ministros católicos e protestantes. "Qual é o problema?" Ele se pergunta.

Será que ele realmente quer dizer isso? Será que ele realmente não entende por que as orações públicas conjuntas com católicos e protestantes seriam consideradas escandalosas? Ele não está ciente das declarações papais inumerosas contra o indiferentismo religioso e as atividades ecumênicas ao longo dos últimos 160 anos?

Teria mais sentido se Bergoglio havia dito: "Sim, antes do Concilio Vaticano II isso não teria sido permitido, mas devido ao aggiornamento agora considera-se legítimo. Do Concilio" Não, nem mesmo um aceno para o ensino consistente da Igreja dos séculos. Apenas a questão fino, "Qual é o problema?"

Deve ser notado que se a revista de Buenos Aires tinha chamado o ato de Bergoglio um ato de apostasia, isso é uma acusação imprecisa. As ações do Cardeal podem ser chamadas escandalosas, talvez até heterodoxas, mas não é apostasia, uma vez que a apostasia implica rejeitar a fé e Jesus Cristo por completo - como um católico que se converte ao islamismo ou o judaísmo.

Aqui está a dificuldade. Oração pública do cardeal Bergoglio com os protestantes, e sua recebimento de uma "bênção" de pastores protestantes, dá a impressão de legitimar protestantismo. Apesar de todas as boas intenções protestantes podem possuir, seu sistema de crenças, que rejeita as verdades basilares da fé católica, está condenado pelo Concílio infalível de Trento.

O Concílio de Trento proclama anatematização solenemente aos aqueles que rejeitam a doutrina católica da Eucaristia, a doutrina católica sobre o sacramento da confissão, a doutrina católica sobre o sacramento da Ordem, a lista vai continuando. As ações de Bergoglio dizem efetivamente aos protestantes que o Concílio de Trento não importa.

Os Papas até 1958 condenaram vigorosamente atividade ecumênica e inter-religiosa. O Papa Pio XI, em sua Encíclica Mortalium Animos 1928, proibiu o tipo de ecumenismo alimentado desde o Concílio. Ele disse que a Santa Sé "nunca permitiu" seus súditos a participar nas assembléias ecumênicas, "de nenhum modo é lícito aprovar ou contribuir para estas iniciativas (ecumênismo), se o fizerem concederão autoridade a uma falsa religião cristã, sobre maneira alheia à única Igreja de Cristo."

"A unidade só pode surgir", ele continuou, "a partir de uma autoridade de ensino, uma lei de crença, uma fé dos cristãos" e reiterou a verdade de que a única unidade verdadeira pode ser a do retorno de não-católicos à única Igreja verdadeira de Cristo.


Pio corretamente advertiu que essas iniciativas ecumênicas estão cheias de "palavras justas e atraentes que ocultam um erro mais grave, subversivo à Fé Católica". [8]

Da mesma forma, o Papa Pio XII advertiu em seu Instrução de 1949 sobre o Movimento Ecumênico: "A verdadeira união só pode acontecer com o retorno dos dissidentes à única Igreja verdadeira de Cristo (a Igreja Católica)." [9]

Estas condenações papais não são simplesmente uma questão de disciplina, mas estão baseados na natureza da própria verdade. O ecumenismo é uma falsa união com os católicos e credos falsificados. Ele dá o selo de aprovação para o erro mais comum do dia: a de que qualquer religião é boa o suficiente para a salvação.

Assim, os líderes católicos - sejam eles padres, bispos, cardeais ou mesmo papas - não devem dar a expressão visual do indiferentismo que as atividades ecumênicas necessariamente transmitem. Não importam as qualificações pseudo-teológicas tentativas dos clérigos modernos (ie, "não oramos juntos, mas se uniram para rezar"), todos nós sabemos que é a imagem que conta.

Anunciantes estão bem cientes deste fato. A agência de publicidade não apresenta uma descrição abstrata do último carro Ford Mustang, mas televisiona a imagem. O espectador vê o carro Mustang mais recente com velocidade rapida na rodovia. É a imagem que vende; é a imagem que envia a mensagem. E a imagem transmitida pelo cardeal Bergoglio, por "Pentecostalismo Católico" e pelo "ecumenismo católico" é que todas as religiões são iguais e de qualquer religião é boa o suficiente para a salvação. A imagem dos líderes católicos orando em público com membros de falsas crenças envia seu próprio sinal, e não é um sinal Católico. Não importa o que são as intenções subjetivas de ninguém, a imagem a partir desses encontros ecumênicos promove indiferentismo. Esta é uma das muitas razões pelas quais os papas antes do Concilio Vaticano II não participaram dessa atividade inter-religiosa e tinham proibido os católicos a participar também.

A participação católica no ecumenismo moderno também envia uma mensagem falsa para não-católicos, efetivamente dizendo que eles estão ligados a um credo legítimo e não precisa se converter à Igreja Católica para a salvação. Já  no ano 1959, o eminente teólogo tomista Pe Edward Hanahoe advertiu que o ecumenismo moderno "tem o efeito de perpetuar o estado de separação, servindo sim para manter as pessoas fora da Igreja [sim] do que para trazê-los para isso". [10]


"Este erro mais deplorável"


Os Papas ao longo dos séculos, e especialmente desde a época da Revolução Francesa, condenaram qualquer atividade que coloca a Igreja Católica em igualdade com as falsas religiões. Esta é uma das muitas razões para as condenações papais da maçonaria. Papa Leão XII ensinou:


"Uma certa seita, certamente conhecida para vocês, [a Maçonaria] e injustamente arrogando o nome de filosofia para si despertar das cinzas as coleções desorganizadas de quase todos os erros. ... Ele ensina que uma ampla liberdade foi concedida por Deus a cada homem para se juntar a qualquer seita ou adoptar qualquer parecer que pode ser agradável para ele de acordo com seu próprio julgamento privado, sem qualquer perigo para a sua salvação ... "


Leo aqui observa que tal conceito é contrária à própria noção de verdade:


"... Seria realmente impossível para o Deus completamente verdadeiro, que é a própria Verdade Soberana, o melhor e mais sábio do provedor, e da premio do bem, para aprovar todas as seitas que estão ensinando dogmas que são falsos e muitas vezes opostos e contraditórios entre si e para conceder recompensas eternas sobre os homens que se juntam a estas seitas ... "[11]


No entanto, o "erro deplorável" condenado pelos Papas - que um homem pode encontrar a salvação em qualquer religião - recebe o selo de aprovação através da prática do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

Na verdade, o indiferentismo religioso é um elemento constitutivo da "Pentecostalismo Católico", já que o próprio movimento começou em 1966 com os católicos para receber o "batismo no Espírito" de ministros protestantes (clique aqui para artigo em inglês http://www.cfnews.org/page88/files/00fdb6cfb3f525321e198f233ebd3ca0-108.html).

Papa Gregório XVI também condenou o erro de indiferentismo religioso em seu encíclico Mirari vos arbitramur:


"
Outra causa que tem acarretado muitos dos males que afligem a Igreja é o indiferentismo, ou seja, aquela perversa teoria espalhada por toda parte, graças aos enganos dos ímpios, e que ensina poder-se conseguir a vida eterna em qualquer religião, contanto que se amolde à norma do reto e honesto. Podeis, com facilidade, patentear à vossa grei esse erro tão execrável, dizendo o Apóstolo que há um só Deus, uma só fé e um só batismo (Ef 4, 5): entendam, portanto, os que pensam poder-se ir de todas as partes ao porto da Salvação que, segundo a sentença do Salvador, eles estão contra Cristo, já que não estão com Cristo (Lc 11,23), e os que não colhem com Cristo dispersam miseramente, pelo que perecerão infalivelmente os que não tiverem a fé católica e não a guardarem íntegra e sem mancha (Simbol. Sancti Athanasii); " [12]



Papa Gregório XVI aqui apenas reafirma a verdade essencial contida no século 4 Credo de Atanásio, demonstrando, assim, a continuidade da verdade católica ao longo dos tempos. O Credo começa assim:


"Aquele que quiser ser salvo deve, antes de tudo, manter a fé católica, Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem duvida perecerá eternamente." 

Ele conclui:


"Esta é a fé católica, que é o menos que um homem deve ter acreditado fielmente e firmemente, se não ele não pode ser salvo."


Não podemos evitar o fato de que o ecumenismo promove indiferentismo religioso. O ecumenismo desafia o Beato Papa Pio IX, que ensinou em seu Syllabus 1864 que é um erro acreditar que "O homem pode, na observância de qualquer religião que seja, encontrar o caminho da salvação eterna, e chegar a salvação eterna". [13]

Cardeal Mercier, fiel ao ensinamento perene da Igreja,  cita uma lista de papas, denunciando este latitudinarianismo como blasfêmia. Ele alertou que a "colocar a religião de origem divina no mesmo nível com as religiões inventadas pelos homens" é a "blasfêmia que apela para baixo castigos de Deus na sociedade muito mais do que os pecados dos indivíduos e das famílias". [14]

Ecumenismo de hoje também coloca a salvação de milhões de almas em perigo, uma vez que membros influentes da única Igreja verdadeira, a única arca da salvação, agora dar a impressão de suas palavras e ações que os não-católicos podem encontrar a salvação na falsidade de seu manefestaçôes, credos protestantes.

O mais perturbador: Os papas modernos e prelados comprometidos com a atividade ecumênica evitam cautelosamente ensinar as verdades mencionadas acima aos fiéis católicos. Quando foi a ultima vez que você viu que um papa pós-conciliar tinha citado as condenações de indiferentismo religioso de Leão XII, Greogry XVI eo Beato Pio XI? Quando foi que você ouviu um Papa pós-conciliar reiterar a condenação sólida do ecumenismo encontrado em Mortaliaum Animos de 1928 de Papa Pio XI ou a "Instrução sobre o Ecumenismo" de Pio XII de 1949? Na verdade, esses dois documentos - de Pio XI e Pio XII - não foram nem mencionados nas notas de rodapé no Decreto do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo. É como se esses textos magisteriais não existem. Esta é uma omissão imperdoável.

Devido a esta negligência, católicos modernos continuam a ignorar um componente crucial do seu patrimônio católico, e virão a considerar oposição ao ecumenismo moderno como não-cristã e desumano.

A omissão de líderes da Igreja para reiterar a condenação papal tradicional de indiferentismo religioso resulta em gerações de católicos mal-formados. Também resulta em líderes da Igreja que são "sacos mistos" quando se trata de Fé: a combinação de bons e maus elementos. Isso fica evidente quando lê o livro "Sobre o Céu e Terra" de Bergoglio-Skorka.


Alguns Bons Pontos


Eu mencionei que no livro "Sobre o Céu ea Terra" não é de todo ruim. Também contém citações de cardeal Bergoglio que indicam alguns bons instintos católicos.

Por exemplo, a declaração do cardeal sobre o aborto é encorajador, como ele explica que o aborto não é, necessariamente, uma questão religiosa, mas uma questão da própria ciência, uma espécie de abordagem do direito natural: "O problema moral do aborto é de natureza pré-religiosa", diz Bergoglio", porque o código de genética da pessoa está presente no momento da concepção. Já existe um ser humano. Eu separo a questão do aborto de qualquer conceito religioso. É um problema científico. Para não permitir novos progressos no desenvolvimento de um ser humano não é ético. O direito à vida é o primeiro direito humano. O aborto é matar alguém que não pode se defender ". [15]

Deste jeito também o Papa Francisco recentemente lembrou aos bispos de Argentina que devem ser fiéis ao seu "Documento de Aparecida" de 2007, que restringe a Sagrada Comunhão dos católicos a favor de aborto, especialmente dos legislaturas, políticos e profissionais de saúde católicos que favorecem aborto.


Podemos apenas esperar que o Papa Francisco acabe dando força a esta declaração recente, educadamente dizendo o episcopado que qualquer bispo que não cumpre com este dever será substituído por um novo Ordinário diocesano que imporá o documento. Bispos têm ignorado directivas do Vaticano por décadas. Sem uma ameaça real de pênalti aos bispos que não cumpram, o pronunciamento mais recente do Papa Francisco, agora dando esperança para muitos, pode acabar como mais palavras do Vaticano que, finalmente, vão a lugar nenhum.

Em "Sobre o Céu ea Terra", o Cardeal Bergoglio também fez algumas boas observações sobre os clericais escândalos, dizendo que um padre considerado culpado de "pedofilia" deve ter suas faculdades tiradas e ser recusado o direito de exercer o seu ministério sacerdotal novamente. Ele ainda criticou a Igreja nos Estados Unidos cujos bispos "se transferem padres [corruptas] de uma paróquia para outra. Isso é estúpido, porque, de certa forma, o sacerdote realiza a seus problemas com ele"[16]. Bergoglio declarou seu apoio à política do Papa Bento XVI de "tolerância zero". O tempo dirá o quão eficaz ele será em lidar com os problemas contínuos nesta área.

Se diz por ai que Papa Francisco pretende ter seu Pontificado consagrado a Nossa Senhora de Fátima o dia 13 de Maio. Isto é encorajador. Nós só podemos rezar para que a consagração tenha o efeito de levar os líderes da Igreja para fora do febre pós-conciliar-pântano de indiferentismo religioso e outras novidades conciliares. No entanto, é melhor para comemorar esta conversão longe de idéias conciliares depois que acontece, e não antes, ou seja que celebramos uma conversão que nunca ocorre.

Por exemplo, o Cardeal Suenens, um dos prelados mais liberais do Concilio, teve uma devoção à Santíssima Virgem. Ele rompeu com os irmãos liberais do Concilio Vaticano II, quando eles queriam minimizar a importância de Nossa Senhora por causa dos avanços ecumênicos, dizendo-lhes que não podiam descontar Nossa Senhora por motivos ecumênicos. No entanto, ele continuou a sua morte como um dos prelados mais modernistas do século.

Em 1997, participei do 30 º aniversário da conferência Carismática "Católica", em Pittsburgh, onde vi a Carismática Patti Gallagher Mansfield dar uma palestra bem da Verdadeira Devoção de São Luís DeMontfort a Nossa Senhora. No entanto, ela continua a ser uma carismática inter-religiosa, sem pausa.

O Papa João Paulo II foi dedicado a Nossa Senhora de Fátima, visitou Fátima varias ocasiões e duas vezes consagrou o mundo ao Imaculado Coração. No entanto, ele persistiu no caminho inter-religioso desastroso do Concilio no dia de sua morte.

Papa Francisco é o primeiro pontífice a consagrar seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima. Na verdade, isto pode ser uma fonte de esperança cautelosa. Nossa Senhora é capaz de fazer milagres, e pode corrigir ações erradas de um Papa. Mas, enquanto isso, devemos estar preparados para resistir às atividades de qualquer prelado - incluindo o Papa Francisco -. que está continuando o programa ecumênico do Concilio. [17]


As Missas Inter-religiosas "Te Deum" de Bergoglio


Pois, apesar das declarações encorajadoras citadas acima, a tendência inter-religiosa do Cardeal Bergoglio persiste. Ele não é apenas o compromisso de pentecostalismo, mas com o espírito pan-religioso de Assis.

Nas páginas 219-220 de "Sobre o Céu ea Terra", o Cardeal Bergoglio declara com grande satisfação: "Quando eu comecei as missas Te Deum com o Arcebispo, eu vim para baixo com o núncio que acompanha o presidente e nós caminhamos para a porta. Todos vocês, representantes de outros credos, permaneceriam em seu lugar como marionetes em uma exposição. Mudei essa tradição: agora o presidente vai para cima e cumprimenta todos os representantes de outros credos .... Desde o Te Deum em Salta, em 2009, a cerimônia é dividida em duas: não é só a, canção clássica tradicional realizada, ea Eucaristia, juntamente com a homilia ea oração católica, mas representantes de outros credos também apresentam suas próprias orações. Agora, há uma maior participação ". [18]

Mais uma vez, essas atividades inter-religiosas dar expressão visual para o maior erro de nossa época: o "erro mais deplorável" de indiferentismo religioso; a crença de que qualquer religião é boa o suficiente para a salvação, e que não é preciso converter à única verdadeira Igreja Católica de Cristo para a salvação. Isto é uma das principais razões que os papas do passado tiveram o bom senso de declarar tais atividades fora dos limites para os católicos.

Se o cardeal Bergoglio - agora Papa Francisco - continua em sua trajetória ecumênica, podemos esperar atividades Pentecostal, inter-religioso e "espírito de Assis" para aumentar sob seu pontificado com o seu encorajamento. E quando nos opor a essas atividades, só pode receber do Papa Francisco a resposta, "Pessoas de diferentes religiões rezam juntos? Qual é o problema? "

Nossa Senhora conquistadora de todas as heresias, rogai por nós!


notas:

1 No Céu e da Terra, Jorge Mario Bergoglio-Abraham Skorka, tradução Inglês [New York: Imagem, 2013]., Pp 220-221
2. "Evangélicos argentinos Diga Bergoglio como" resposta às nossas orações 'papa Francis é "Christianity Today, 14 de março de 2013.
3. "Habemus Papam!", Ralph Martin, site Renewal Ministries, 20 de março de 2013.
4. "Evangélicos argentinos Diga Bergoglio como" resposta às nossas orações 'papa Francis é "Christianity Today, 14 de março de 2013.
5. "Papa à Renovação Carismática Católica: Diga-lhes que eu os amo muito", Zenit, 30 de abril de 2013
6. "Evangélicos argentinos ...", Christianity Today, março 14 Como distante é a atitude do Cardeal Bergoglio das palavras católicas do Bem-aventurado Pio IX, que disse que os anglicanos que ele, "... sinceramente suplica ao Deus das misericórdias e Pai das luzes, que todos vocês longamente, fugindo de seu cortada, condição deserdado na herança de Cristo, a verdadeira Igreja Católica, à qual seus antepassados pertenciam antes da separação deplorável do século XVI, pode alegremente atingir a raiz da caridade no vínculo da paz e comunhão da unidade "Citação de ecumenismo católico, uma dissertação, o padre Edward Francis Hanahoe, SA, STL,. [Washington: Catholic University of America Press, 1953], pp 98-99.
7. "Problemas atuais em Teologia Ecumênica", Walter Cardeal Kasper, de 2003 [data parece ser 2003,02,27], na página web do Vaticano.
8. Mortalium Animos, Encíclica sobre promovendo uma verdadeira Religiões Unidade, o Papa Pio XI, 6 de janeiro de 1928. [Ênfase adicionada].
9. Instructio (Instrução do Santo Ofício sobre o Movimento Ecumênico, 20 de dezembro de 1949). Toda tradução Inglês publicado no The Tablet (Londres), 04 de março de 1950
. 10 Um Fold: Ensaios e Documentos, para comemorar o Jubileu de Ouro do Presidente da Oitava pela unidade, 1908-1958. [Graymoor: Cadeira da Unidade Pastoral de 1959], p. 121.
11. Papa Leão XII, Ubi Primum, 3 de maio de 1824. Citação de "Os Componentes da Liberal catolicismo", Mons. Joseph Clifford Fenton, The American Eclesiástica Review, julho de 1958.
12. Papa Gregório XVI, Morari vos arbitramur, 15 de agosto de 1832. Citação de Ibid.
13. Syllabus de Erros, o Papa Pio IX, n º 16.
. 14 LetterR Pastoral do Cardeal Mercier, a lição de Eventos, 1918, citado da realeza de Cristo e Organizado Naturalismo, Pai Fahey, (Dublin: Regina Publicação, 1943) p. 36.
15. No Céu e da Terra, p. 107.
16 Ibid., P. 51
17 Juan Cardinal de Torquemada (1388-1468) foi um teólogo medieval reverenciado responsável pela formulação das doutrinas que foram definidas no Concílio de Florença. Cardeal Torquemada ensina: "Foram o Papa para comandar nada contra Sagradas Escrituras, ou os artigos de fé, ou a verdade dos sacramentos, ou os comandos da lei natural ou divina, ele não deve ser obedecida, mas em tais comandos ele deve ser desconsiderada. Citando a doutrina do Papa Inocêncio III, o cardeal Torquemada ensina ainda: "Assim é que o Papa Inocêncio III (Estados De Consuetudine), que é necessário obedecer ao Papa em todas as coisas, desde que ele próprio não vai contra o universal costumes da Igreja, mas ele deve ir contra os costumes universais da Igreja ", ele não precisa ser
seguido ... "Fontes: Summa de ecclesia (Veneza: M. Tranmezium, 1561). Lib. II, c. 49, p. 163B. A tradução em Inglês de esta declaração de Juan de Torquemada é encontrado em Patrick Granfield, O Papado in Transition (New York: Doubleday, 1980), p. 171. E em Padre Paul Kramer, uma demonstração de Teologia Católica de Tradicionalismo, 2 ª ed. (Kerala, Índia), p. 29

  • 18. Ibid., Pp 219-220. A tradução Inglês diz: "Todos vocês, representantes de outras religiões, permaneceria em seu lugar como marionetes em uma exposição ... mas os representantes de outras religiões também apresentam suas próprias orações." Nós mudamos a citação acima a "credos", por duas razões : primeiro, como um velho tradicionalista jesuíta me ensinou décadas atrás, este é um mau uso da palavra ele "fé". Referindo-se a outras religiões e "outras religiões" é notavelmente terminologia desleixado. Em segundo lugar, no original em espanhol (que eu tenho no Kindle), vemos a palavra credo ou credos. O uso da palavra "fé" parece indicar uma tradução defeituosa.

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