Translate

terça-feira, 2 de agosto de 2016

NOVENA A SÃO DOMINGOS – 8.º DIA – 2 DE AGOSTO: DEVOÇÃO A MARIA

NOVENA A SÃO DOMINGOS – 8.º DIA – 2 DE AGOSTO: DEVOÇÃO A MARIA






ORAÇÕES PARA ANTES DA LEITURA





Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.



V. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.



R. E renovareis a face da terra.



Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que nos regulemos pelo mesmo Espírito e gozemos sempre das suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



R. Amém.



Dulcíssimo Pai S. Domingos, tende compaixão dos aflitos, dos pobres peregrinos e desterrados do Céu, não desprezeis as nossas humildes súplicas, mas livrai-nos de todos os perigos e, pelas vossas santas orações, transportai-nos para o Reino da segurança e da paz.



V. Bom Jesus, pela oração de Domingos,



R. fazei que nos tornemos agradáveis a vossos olhos.



Oremos: Concedei-nos, Deus Onipotente, Vos pedimos, que os exemplos do glorioso Patriarca S. Domingos nos levem a uma vida melhor, a fim de que, honrando a sua memória, imitemos também as suas virtudes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



R. Amém.





LEITURA

OITAVO DIA



DEVOÇÃO DE S. DOMINGOS A MARIA





A devoção a Maria, Mãe de Jesus, faz necessariamente parte da vida cristã. Não há santo algum que não lhe tenha rendido fervoroso culto. Porém, alguns distinguem-se pela sua singular piedade filial para com a Rainha dos Céus; S. Domingos é um deles.



Contam as antigas crônicas que, ainda antes da Ordem existir, já fora revelado a almas piedosas que a Santíssima Virgem pedira a sua fundação a seu divino Filho.



E S. Domingos viu em Roma, numa visão extática, que Nosso Senhor, desagradado com o mundo, queria destruí-lo; mas a Virgem piedosa, de joelhos, apresentava-Lhe dois dos seus servos, Domingos e Francisco, para o regenerar, e que, então, Jesus se deixou aplacar.



S. Domingos e a sua Ordem existiram graças às orações e intercessão da Santíssima Virgem. Nos Diálogos de Santa Catarina, lê-se que o Pai Eterno lhe diz: “Domingos foi uma luz que dei ao mundo por intermédio de Maria: foi Ela que lhe deu o hábito, foi a Ela que a minha bondade confiou esse encargo”. Com efeito, quanto S. Domingos pedia a cura do Beato Reginaldo, que se encontrava doente, Nossa Senhora apareceu a este, curou-o e deu-lhe o escapulário, a parte principal do hábito dominicano. Como Ela velava pela Ordem, à qual chamava a “Sua Ordem”!



Quem não recordará, com ternura, aquelas noites em que S. Domingos, estando em oração, via Nossa Senhora, acompanhada de duas santas, ir pelo dormitório a abençoar os irmãos enquanto dormiam!



O Beato Jordão, sucessor imediato de S. Domingos no governo da Ordem, e que, para alcançar a proteção da Rainha dos Anjos, introduziu o canto da Salve Rainha depois das Completas, conta que muitas vezes a Santíssima Virgem, ao ouvir cantar “Eia, pois, advogada nossa”, se prostrava diante do seu Filho e orava pela conservação da Ordem.



Uma vez, estando S. Domingos em oração, viu, em volta de Nosso Senhor e de sua Mãe, religiosos de todas as Ordens, exceto da sua. Começou a chorar amargamente e o Senhor perguntou-lhe por que chorava e se queria ver os seus religiosos. Colocou, então, a mão no ombro de Nossa Senhora e disse a S. Domingos: “Confiei a tua Ordem à minha Mãe”. Nossa Senhora abriu o seu manto azul, que parecia cobrir o Céu, e deixou ver uma grande multidão de filhos do Santo Patriarca.



Sabemos que S. Domingos dedicou o seu primeiro mosteiro a Nossa Senhora de Prouille e, segundo uma tradição, pregava frequentemente sobre Nossa Senhora. Não atribuem a tradição e os Papas a S. Domingos a origem do Rosário, rainha das devoções a Maria, a sua oração predileta, como Ela mostrou, tanto em Lourdes como em Fátima?!



O Rosário é uma maneira, ao mesmo tempo simples e profunda, de louvar a Maria, adequada tanto às pessoas pouco cultas como aos grandes sábios.



O Rosário bastava para imortalizar S. Domingos e poder afirmar-se que ele foi um dos maiores devotos da Santíssima Virgem.



A tradição confirma que por meio do Rosário se converteram muitos pecadores e hereges até ali endurecidos e surdos à pregação do Santo, e a liturgia canta que foi graças à proteção materna de Maria que S. Domingos conquistou para Cristo inúmeras almas.



Na hora da morte, lá estava Ela para o levar para o Céu. No momento em que o Santo Patriarca morria, um dos seus filhos ausentes, o Beato Guala, viu o Céu aberto, de onde pendiam duas escadas brancas, pelas quais os anjos subiam e desciam. Em baixo, e entre as duas escadas, estava sentado S. Domingos; no cimo, a Virgem e seu bendito Filho, segurando cada um a sua escada, foram-nas puxando até introduzirem o autor do Rosário na glória eterna.



Não podemos ser devotos e filhos de S. Domingos se não formos devotíssimos da Santíssima Virgem. Amemo-la, pois, como filhos, veneremo-La com o santo Rosário, como S. Domingos, e assim mereceremos com ele viver e louvar eternamente a Jesus, sob o manto da Sua bendita Mãe.





ORAÇÃO PARA DEPOIS DA LEITURA



Louvado seja o nosso Redentor, que, querendo salvar todos os homens, deu ao mundo S. Domingos de Gusmão.



V. Coração de Jesus, abrasado de amor por nós.



R. Abrasai o nosso coração de amor por Vós.



Oremos: Senhor Jesus Cristo, que dissestes: pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á, nós Vos pedimos, pelos méritos do vosso fiel servo Domingos e de vossa Mãe Santíssima, protetora e advogada da Ordem, e pela bondade inesgotável do vosso Coração, nos concedais as graças que humildemente Vos pedimos nesta novena, para que, seguindo fielmente os vestígios do nosso glorioso Patriarca S. Domingos, possamos com ele louvar-Vos e glorificar-Vos por toda a eternidade.



R. Amém.





RESPONSÓRIO DO PATRIARCA S. DOMINGOS





R. Oh admirável esperança, que destes aos que na hora da vossa morte choravam a vossa ausência, prometendo-lhes que, depois dela, havíeis de ser-lhe mais útil! Cumpri, ó Pai, o que prometestes, ajudando-nos com os vossos rogos.



V. Vós que resplandecestes com tantos milagres nos corpos dos enfermos, trazei-nos o socorro de Cristo, curai-nos da perversidade e corrupção dos costumes.



R. Cumpri, ó Pai, o que prometestes, ajudando-nos com os vossos rogos.



V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.



R. Cumpri, ó Pai, o que prometestes, ajudando-nos com os vossos rogos.



V. Rogai por nós, Bem-aventurado Pai S. Domingos.



R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes iluminar a santa Igreja com os merecimentos e a doutrina do Bem-aventurado Domingos, vosso confessor e nosso Patriarca, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de sermos socorridos nas necessidades temporais e de crescermos sempre mais nos bens espirituais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.



R. Amém.







Fonte: Novena a S. Domingos. Vários autores. 2. ed. actualizada. Editorial Apostolado do Rosário: Fátima (Portugal), 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário