Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Do Modo de Por Freio A Língua- O Combate Espiritual- Capitulo XXIV

DO MODO DE POR FREIO A LíNGUA



    A língua do homem precisa muito de regra e de freio, porque não há quem não esteja grandemente inclinado a falar e discorrer sobre as causas que mais agradam aos sentidos .
    E' devido a uma certa soberba, que, na maioria dos casos, somos levados a falar muito . Persuadimo-nos, devido a a este orgulho, de que sabemos muito; comprazemo-nos nas nossas opiniões e procuramos que os outros aceitem as nossas, para que tenhamos autoridade sobre eles, como se todos precisassem aprender de nós .
   Não podemos, com poucas palavras, falar do mal que provem das muitas palavras . A loquacidade é a mãe do desafeto, é a arma da ignoráncia e da insensatez, a porta da crítica descaridosa, o veículo das mentiras e o esfriamento da devoção.
   As muitas palavras dão força às paixões viciosas, e estas, por sua vez, incitam depois, a língua, a que continue na sua loquacidade indiscreta . Com os que não te ouvem de boa vontade, não sejas longa, para não os molestares . E faz o mesmo com os que gostam de te ouvir, para não seres imodesta.
   Foge de falar com ardor e voz alta, porque ambas as causas são odiosas, pois são indício de presunção e vaidade. A não ser por necessidade, (e, neste caso, o mais brevemente possível), não fales de ti, de teus atos e de teus companheiros . Se te parece que outros falam de si mesmos em demasia, esforça-te por ter bom conceito deles, mas não os imites, mesmo que suas palavras fossem uma acusação de si mesmos e tivessem por fim a sua humilhação. Pensa o menos possivel sobre teu próximo e sobre as causas que a ele pertencem . E sempre que o faças, seja para falar bem deles . De boa vontade fala do amor de Deus, mas com o medo que poder errar, ainda neste assunto. Melhor é preferires prestar ouvidos, quando outro fala, guardando tuas palavras no íntimo do teu coração .
  Mal cheguem aos teus ouvidos as vozes de outrem, eleva tua mente ao Senhor. Precisas ouvir para entender e responder, mas não deixes, por isso, de elevar teu pensamento até o céu, onde habita o teu Deus, e de pensar na sua grandeza e na imensa vileza tua, aos olhos do Senhor .
  Antes de falar sobre as cousas que entram em teu coração, pensa primeiro. Porque muitas causas desejarás, mais tarde, não as ter exposto .
  Advirto-te ainda, que, muitas causas que pensarás ser bom que as digas, melhor seria que as deixasses sepultadas no silêncio . Poderás reconhecê-lo, pensando sobre isto, depois de passada a ocasião do raciocínio .
  O silêncio, minha filha, é uma grande fortaleza na batalha espiritual, e garantia da vitória .
  O silêncio é o amigo daquele que desconfia de si mesmo e confia em Deus . E' um auxílio maravilhoso no exercício das virtudes, e só com o silêncio podemos fazer oração contínua .
  Para te acostumares a te calar, considera muitas vezes os danos e perigos da loquacidade e os grandes benefícios do silêncio . Toma-te de amor por esta virtude e, para adquirir-lhe o hábito, cala-te, mesmo quando não ficaria mal falar, desde que isto não te prejudique, nem a ti nem aos outros.         Ser-te'á util ainda, afastar-te das conversações . Perderás a companhia dos homens, mas terás a dos anjos, dos santos e do próprio Deus .
   Finalmente, recorda-te da tarefa (combate) que tens em mãos. E ao veres quanto ainda resta fazer, não terás vontade de conversar em demasia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário