Translate

quarta-feira, 11 de março de 2015

Catecismo da Obediência

CATECISMO DA OBEDIÊNCIA

ONDE ESTÁ OBEDIÊNCIA CATÓLICA HOJE?

O QUE É obediência?

Ele era-lhes submisso - Lucas 2:51
A obediência é a realização das ordens dos seus superiores legítimos, com a intenção de levar a cabo a sua vontade. Católicos estimamos especialmente a obediência, por causa do exemplo do próprio Cristo, e porque em seus legítimos superiores vêem os representantes do próprio Cristo. "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por  Deus." - Romanos 13: 1

Ele se humilhou, tornando-se 
obediente até à morte,
 e morte da cruz - Fp 2: 8


OBEDIÊNCIA CATÓLICA É SEMPRE OBEDIÊNCIA Dentro da Tradição
OBEDIÊNCIA E A FÉ
É o ensinamento da Igreja que a obediência é parte da justiça, uma das quatro virtudes cardeais, que são, por sua vez subordinadas às virtudes teologais da fé, esperança e caridade.
A fé é a maior do que a obediência! Portanto, se a obediência age para prejudicar a fé, então o católico tem o dever de não obedecer o seu superior. "Agora, as vezes, as coisas ordenadas por um superior são contra Deus, portanto superiores não devem ser obedecidos em todas as coisas. - Santo Tomas Aquino, doutor da Igreja . - [Summa Theoligica II-104 IIQ] Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema - Gálatas 1: 8




"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei." - Corintians XI: 23
A fé e tradição
As verdades de nossa fé foram recebidas até pelo próprio Jesus como uma tradição ou entregando-se do Seu Pai.
Jesus respondeu-lhes, e disse: "A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou." - João 7:16
"Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer, porque tudo  quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." - João 5:19
"Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar." - João 12:49 . Da mesma forma, o Senhor entrega a fé a nós como uma tradição através dos nossos legítimos superiores que são obedientes à fé. "Porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam." - João 17: 8

Mas muitos católicos, esquecendo-se de que a obediência católica é relativa à Fé e Tradição, acham que a obediência é um absoluto, com apenas um oposto, desobediência.
Eles estão enganados. A verdadeira obediência tem dois opostos: Erro por Defeito - DESOBEDIÊNCIA & erro por excesso - OBEDIÊNCIA FALSA!
Erro por Defeito: DESOBEDIÊNCIA
A verdadeira obediência
De acordo com o grande teólogo, Santo Tomás de Aquino, a verdadeira obediência é um equilíbrio entre os erros individuais de defeito e excesso, que são desobediência e falsa obediência (ad IIaIIae, Q104,5 3). Hoje, este segundo erro é comum entre os católicos que, quando eles seguem ordens para afastar da Tradição, pensam que estão sendo obedientes.
Erro por excesso: OBEDIÊNCIA FALSE

O pecado de nossos primeiros pais e a origem de todos os pecados do mundo foi um pecado da desobediência
A obediência é a servidor da fé .... NÃO DE OBEDIÊNCIA.(- Provérbio espanhol) superiores humanos não precisam ser obedecidos, se as suas ordens violar a fé. Tal era a obediência dos mártires. Deus deve sempre ser obedecido não importa o que Ele pode pedir de nós. Tal era a obediência de Abraão, o Patriarca.

Zelo excessivo, mesmo para a obediência, se indiscreto, certamente levará a uma grande queda.
O pecado de nossos primeiros pais e a origem de todos os pecados do mundo foi um pecado da desobediência
Deus deve sempre ser obedecido, não importa o que Ele nos peça. Tal era a obediência de Abraão, o Patriarca.
Zelo excessivo, mesmo para a obediência, se indiscreto, certamente levará a uma grande queda.
Erro por Defeito
Minha própria consciência é a minha autoridade absoluta.
A verdadeira obediência
Deus através da Sua Igreja Católica tem autoridade absoluta sobre a minha consciência MAS em última instância Deus deseja que eu julgue as coisas, se sua hierarquia está partindo de seu ensino. (comunhão para os gays por exemplo) A obediência aos homens tem limites - Gálatas 1: 8-9

Erro por excesso
A hierarquia da Igreja é a autoridade absoluta. A obediência não tem limites.
Erro por Defeito
O Papa não tem autoridade sobre mim.
A verdadeira obediência
O Papa, como Vigário de Cristo, é dado por Cristo autoridade direta sobre toda a Igreja, mas ele não é infalível em tudo o que ele diz ou faz

Erro por excesso
O Papa é infalível em tudo o que ele diz e faz.
Erro por Defeito
Não há respeito devido aos "superiores".
A verdadeira obediência
Legítimos superiores devem ser respeitados como os representantes de Cristo , MAS se eles se afastarem gravemente da fé católica, eu posso até repreendê-los em público - Gálatas 2: 11-14

Erro por excesso 
Eu nunca posso criticar qualquer superior sob quaisquer circunstâncias.
Erro por Defeito
Não vou obedecer os homens, mesmo eles pretendendo ser servos de Deus, sejam eles bispos ou padres.
A verdadeira obediência
Terei prazer em obedecer aos servos designados de Deus, bispos ou padres legítimos mas não quando eu sei que eles estão levando os homens para longe de Deus.

Erro por excesso
Eu vou obedecer os bispos ou padres, mesmo quando eles desobedecem a Deus, abandonando Tradição.
Erro por Defeito
Eu protesto contra os líderes da Igreja que afirmam ter autoridade.
A verdadeira obediência
Eu sempre vou respeitar as autoridades da Igreja como tal - João 18: 23; Atos 23: 5, mas eu não preciso seguir os líderes da Igreja que violam as tradições da fé.

Erro por excesso
Quem protesta contra qualquer coisa que um oficial da Igreja faz ou diz é protestante.
Erro por Defeito
Punições da Igreja, como a excomunhão ou suspensão, são sem sentido.
A verdadeira obediência
Punições da Igreja são instrumentos assustadores da lei de Deus, quando válidas MAS quando são sem fundamento eles não são válidas Código Antigo, c.2242; Novo Código, c.1321.

Erro por excesso de
Suspensões ou excomunhões, mesmo injustas ou impróprias são juridicamente válidos.
Erro por Defeito
Não vou assistir nenhuma missa católica
A verdadeira obediência
Devo assistir missa católica, mas não sou obrigado a assistir a Missa Novus Ordo, porque destrói a fé católica.

Erro por excesso
Vou assistir mesmo uma missa protestantizada se os meus superiores me mandam fazer.
O insensato Gálatas, quem vos fascinou a vos, ...... quem vos impediu de obedecer à verdade? - Gl 3: 1, 5: 7
Importa antes obedecer a Deus que aos homens .... Atos 5:29 E não há nenhuma razão para que aqueles que obedecem a Deus do que aos homens devem ser acusados ​​de recusar a obediência; pois se a vontade dos governantes se opõe à vontade e as leis de Deus, esses governantes ultrapassam os limites do seu próprio poder e pervertem a justiça, nem pode a sua autoridade, em seguida, ser válida, o qual, quando não há justiça, é nulo. - Leo XIII, "Illud Diuturnum"
"O golpe de mestre de Satanás foi, portanto, o de difundir os princípios revolucionários introduzidos na Igreja pela autoridade da própria Igreja, colocando essa autoridade numa situação de incoerência e contradição permanente. " (ie. Falsa obediência).- Arcebispo Marcel Lefebvre

Mas ao defender a desobediência aos funcionários da igreja moderna, em alguns casos, não estamos incentivando a anarquia e desordem na igreja? NÃO! São os modernistas que estão causando anarquia e confusão por desobedecer tradições sagradas. OBEDIÊNCIA CATÓLICA DEVE SER SEMPRE À FÉ.
Assim foi no Dia de São Pedro -
Onde há um perigo para a fé, os prelados devem ser repreendidos, mesmo publicamente, pelos sujeitos. Assim, São Paulo, que foi objecto de São Pedro, o repreendeu publicamente.
St. Tomás de Aquino, Comentário sobre a Epístola aos Gálatas 2:14 Assim foi no Dia de São Belarmino - Quando o Sumo Pontífice pronuncia uma sentença de excomunhão, que é injusto ou nulo, ele não deve ser aceito, sem, contudo, afastar-se do respeito devido à Santa Sé. SãoRoberto Belarmino Por isso, ainda deve ser hoje -

Toda a autoridade disciplinário, toda a obediência a um bispo pressupõe a pura doutrina da Santa Igreja. A obediência ao bispo está fundamentada na fé completa no ensino da Santa Igreja. Assim que a autoridade eclesiástica rende ao pluralismo em questões de fé, perdeu o direito de exigir obediência aos seus preceitos disciplinares. - Professor Dietrich von Hildebrand, The devasted Vineyard (Chicago, 1973), pp 3-5
A obediência a erro manifesto é pecaminoso e as obrigações a obedecer cessa uma vez que são ordenados a fazer algum mal. Ajudar a destruir a Igreja, em nome de "obediência" também é pecaminoso. A obediência cega não é, e nunca foi Católica (isto é porque a verdadeira obediência pode nunca entra em conflito com a vontade de Deus, ou seja, que não podem contradizer as Igrejas de ensino constante).
A história da Igreja nos dá vários exemplos de santos que, a fim de manter-se fiel, resistiram as autoridades da Igreja (e sequer foram excomungados) que estavam errados. Assim St. Godefrey de Amiens, St. Hughes de Grenoble e Guy de Vienne (que mais tarde se tornou Papa Calisto II) escreveu ao Papa Pascal II que estava oscilando referem "ao investiduras": "Se, o que absolutamente não acredito, você faria escolher um outro caminho e se - Deus me livre - recusar-se a confirmar as decisões da nossa paternidade, você iria forçar-nos longe de obedecer a você ". (Bouix, Tract, de Papa, T. II, p. 650).
Ficamos a saber que Santo Atanásio tinha que "desobedecer" o Papa Libério. Mas essa aparente "desobediência" não era desobediência real, mas sim a verdadeira obediência à Igreja e seu ensinamento constante.
Na Summa Theologica, Art Q.33 4, St. Thomas Aquinas deixa claro que somos obrigados a corrigir até mesmo a sua palavra superior "se a fé está em perigo um assunto deveria repreender seu prelado, mesmo publicamente. Daí Paul, que era sujeito de Pedro , repreendeu-o em público, por conta do perigo iminente de escândalo acerca da fé, e, como o brilho de Agostinho diz no Gal 2:11: ". Peter deu um exemplo aos superiores que se em algum momento eles devem acontecer vaguear do caminho reto, eles não devem desprezar a ser repreendido por seus súditos ".
Tornamo-nos obedientes à Igreja e aos seus funcionários somente quando nos tornamos obedientes ao constante ensinamento da Igreja como ensinada pelo Magistério ao longo dos tempos. Se o que é ensinado por um agente designado de Deus (bispo, padre ou papa) é contrária à doutrina católica, em seguida, eles não estão a ser obedecida, mas mesmo repreendeu publicamente (Tito 1:10) em que já não falar em nome da igreja, mas tornar-se representantes de sua própria novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário