Translate

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Exemplum: O Poço de Alessandra e São Domingos

O Poço de Alessandra e São Domingos de Gusmão 

EXEMPLUM




O Pe. Eusébio Nieremberg conta-nos que na cidade de Aragone vivia uma moça chamada Alessandra, nobre e belíssima, que era amada por dois rapazes. Um dia, tomados de ciúmes, os dois jovens duelaram, morrendo ambos. Os pais desses infelizes, julgando que a moça era a culpada pela desgraça, mataram-na também, cortando-lhe a cabeça e jogando-a num poço. Alguns dias depois, passou por ali São Domingos, o qual, inspirado pelo Senhor, inclinou-se sobre o poço e disse: 

— Alessandra, sai daí! 

E eis que a cabeça da moça sai, e coloca-se à borda do poço, pedindo a São Domingos que a confessasse. O Santo ouviu-lhe a Confissão e lhe deu a Comunhão na presença de uma grande multidão naturalmente estupefata. Depois, São Domingos ordenou a Alessandra que contasse a todos porque tinha recebido tamanha graça. A jovem respondeu que, quando foi-lhe cortada a cabeça, estava em pecado mortal, mas que a Santíssima Virgem, para recompensá-la por sua devoção ao Rosário, tinha-lhe conservado com vida.

Por dois dias a cabeça permaneceu ainda à beira do poço, sob os olhares de todos, depois do que sua alma foi para o Purgatório. Passados quinze dias, apareceu a São Domingos a alma de Alessandra, bela e resplandecente como uma estrela, e lhe disse que um dos principais meios de ajudar as almas do Purgatório é rezar o Rosário por elas. Quando essas almas vão depois para o Paraíso, rezam lá por aqueles que lhes oferecem essa poderosa oração. Maravilhado, São Domingos viu a alma de Alessandra subindo para o reino dos bem-aventurados.


Fonte: São Afonso de Liguori, As Glorias de Maria
(nota do blog: Interessantemente, esta historia não aparece em nenhuma versão em português do livro que pude achar [link em português- link em inglês]


Aprender rezar o Santo Rosário como foi entregado do céu.




1. Fazer o sinal da Cruz e rezar o Símbolo dos Apóstolos.

2. Rezar o Pai Nosso.

3. Rezar 3 Ave-Marias para aumentar as virtudes de Fé, Caridade,e Esperança 

4. Rezar o Glória.

5. Anunciar o primeiro mistério. Rezar o Pai Nosso.

6. Rezar 10 Ave-Marias, Glória e a oração de Fátima Jaculatória pedindo que os frutos do mistério desçam na sua alma.


7. Anunciar o segundo mistério. Rezar o Pai Nosso.

    8. Rezar 10 Ave-Marias, Glória e a oração de Fátima Jaculatória pedindo que os frutos do mistério desçam na sua alma

9. Anunciar o terceiro mistério. Rezar o Pai Nosso.

10. Rezar 10 Ave-Marias, Glória e a oração de Fátima Jaculatória pedindo que os frutos do mistério desçam na sua alma.

11. Anunciar o quarto mistério. Rezar o Pai Nosso.

13. Rezar 10 Ave-Marias, Glória e a oração de Fátima Jaculatória pedindo que os frutos do mistério desçam na sua alma.

12. Anunciar o quinto Mistério. Rezar o Pai Nosso.

13. Rezar 10 Ave-Marias, Glória e a oração de Fátima Jaculatória pedindo que os frutos do mistério desçam na sua alma.


14. Rezar o Salve Rainha e a Oração Final terminando com o sinal da Cruz. 

Mistérios Gozosos (para terço único, segunda-feira e quinta-feira)

No 1o. Mistério, contemplamos A anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria e a Encarnação do Verbo de Deus em Seu Seio Puríssimo(São Lucas 1:28-32). Por este Mistério, pedimos o fruto da PUREZA.
No 2o. Mistério, contemplamos A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel e a santificação de São João Batista no ventre de sua mãe (São Lucas 1:41,42). Por este Mistério, pedimos o fruto do AMOR AO PRÓXIMO POR AMOR A DEUS.
No 3o. Mistério, contemplamos O Nascimento do Menino Jesus numa gruta pobre em Belém (São Lucas 2:7). Por este Mistério, pedimos o fruto do ESPÍRITO DE POBREZA.
No 4o. Mistério, contemplamos A Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora Toda Pura, para cumprir a Lei de Deus (São Lucas 2:22-23). Por este Mistério, pedimos o fruto da OBEDIÊNCIA.
No 5o. Mistério, contemplamos O encontro do Menino Jesus no templo, ensinando aos doutores da lei (São Lucas 2:46). Por este Mistério, pedimos o fruto do ZELO E FERVOR NO SERVIÇO DE DEUS.

       Mistérios Dolorosos (para terço único,  terça-feira e sexta-feira)

No 1o. Mistério, contemplamos A agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras (São Lucas 22:43-44). Por este Mistério, pedimos o fruto da CONTRIÇÃO.
No 2o. Mistério, contemplamos A prisão e a cruel flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo (São João 19:1). Por este Mistério, pedimos o fruto da PENITÊNCIA.
No 3o. Mistério, contemplamos A coroação de Nosso Senhor Jesus Cristo com agudíssimos espinhos (São Mateus 27:28-29). Por este Mistério, pedimos o fruto da HUMILDADE.
No 4o. Mistério, contemplamos A subida de Jesus ao Calvário carregando sua pesada Cruz (São João19:17). Por este Mistério, pedimos o fruto da PACIÊNCIA.
No 5o. Mistério, contemplamos A morte de Nosso Senhor na Cruz (São Lucas 23:46). Por este Mistério, pedimos o fruto da PERSEVERANÇA.

     Mistérios Gloriosos (para terço único, quarta-feira, sábado e domingo)

No 1o. Mistério, contemplamos A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo(São Marcos 16:6). Por este Mistério, pedimos o fruto da VIDA SOBRENATURAL.
No 2o. Mistério, contemplamos A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos Céus (São Marcos 16:19). Por este Mistério, pedimos o fruto do DESAPEGO DAS CRIATURAS.
No 3o. Mistério, contemplamos A descida do Espírito Santo sobre a Virgem Santíssima e os Apóstolos (Atos dos Apóstolos 2:4). Por este Mistério, pedimos o fruto da UNIÃO COM DEUS.
No 4o. Mistério, contemplamos A Assunção de Nossa Senhora em Corpo e Alma aos Céus (Judite 15:10-11). Por este Mistério, pedimos o fruto do AMOR E A DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA E UMA SANTA MORTE EM UNIÃO COM DEUS.
No 5o. Mistério, contemplamos A Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apocalipse 12:1). Por este Mistério, pedimos o fruto da CONFIANÇA NA SANTÍSSIMA VIRGEM E A PERSEVERANÇA FINAL PARA A SALVAÇÃO ETERNA.


ORAÇÕES DO ROSÁRIO


SINAL DA CRUZ: In nomine † Patris et † Fillii et Spiritus Sancti. Amén. 

SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS OU CREDO: Creio em Deus Padre, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu aos céus, está sentado à mão direita de Deus Padre todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém. 

PAI NOSSO: Pai nosso que estais no céu - Santificado seja o Vosso nome, Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade - assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje - Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

AVE MARIA: Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. 

GLÓRIA: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém. 

Oração de Fátima: Ó Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem. 

SALVE RAINHA E ORAÇÃO FINAL terminando com o sinal da Cruz: 
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 


Oremus.
Oh! Deus, cujo Unigênito, com sua vida, morte e ressurreição, nos mereceu o prêmio da salvação eterna! Vos suplicamos nos concedas que, meditando os mistérios do santíssimo rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos os exemplos que nos ensinam e alcancemos o premio que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

(nota do blog: Isso é o Santo Rosário como foi entregado do céu.  A oração de Fátima foi adicionada depois por Nossa Senhora, porém o resto foi entregado ao São Domingos assim e nenhum santo jamais modificou nem atrevesou modificar esta oração tão linda e poderosa.  Nos lembramos que os Dominicanos não queriam aceitar nenhuma modificação a sua liturgia Dominicana, inclusive adicionar o Ultimo Evangelho, sendo mesmo que o Ultimo Evangelho não tem nada contra e de fato seria oração extra.  Em um protesta silencioso, os Dominicanos aceitarem a adicionar o Ultimo Evangelho à sua Liturgia (por obediência devida) apagando as velas quando começara a leitura.  No mesmo espirito dos Dominicanos, não aceitamos nenhuma modificação ao Santo Rosário, sendo que a obediência não nos obriga aceitar modificações mesmo que são outras maneiras criativas (inovações) o orações.  Non Possumus.  Que continuarmos oferecendo os 15 mistérios todos os dias de nossa vida! Amém. ) 



Um comentário: