Translate

domingo, 10 de abril de 2016

Beato Antonio Neyrot, O.P. Festa Dominicana 10 de Abril.


Beato Antonio Neyrot foi um sacerdote italiano da Ordem de Pregadores. Beato Antonio Neyrot apostatou, reconverteu e morreu mártir.

 Ele nasceu em Rivoli em Piemonte, Itália e entrou na ordem Dominicana. Após terminar os seus estudos, ele foi ordenado e morava por um tempo em São Marco em Florença onde ele estudou sob São Antoninus de Florença. Descontente, pediu uma mudança de missão e foi mandado a Sicília. Ainda descontente, saiu para Nápoles. Durante esta viagem o seu barco foi capturado pelos piratas mouros e junto com os outros passageiros, foi levado a África do Norte.

Aparece que o califa moametano de Tunísia gostou do Beato Antonio porque o trataram bem e nem foi confinado, até quando a sua arrogância irritou os seus captores. Beato Antonio foi impaciente e não gostou da ideai de ser prisioneiro. Sustentando-se de pão e água, ele logo entrou em colapso. Depois disso ele negou a sua fé para comprar a liberdade.

Beato Antonio tinha perdido toda a fé no Cristianismo e começou traduzir o Corão. Ele foi adotado pelo rei e se casou com uma senhora turca de alto escalão. Então veio as noticias da morte de São Antoninus. Isto o levou a uma mudança radical na atitude de Antonio. Ele teve um sonho no qual São Antoninus apareceu a ele. A conversa que transpirou causou Antonio a resolver a readotar a fé que ele tinha deixado, ainda que fazendo isso resultaria em sua morte.

Ao encontrar um sacerdote Dominicano, Beato Antonio fez uma boa confissão e pediu perdão publico aos seus irmão católicos no Domingo de Ramos de 1460. Depois disso ele foi readmitido à Ordem Dominicana.

Desejando que a sua conversão seja tão publica como tinha sido a sua negação, ele esperou até que o rei teve uma processão publica. Já que tinha se confessado e feito reconciliação com Deus, Beato Antonio subiu a escada do palácio onde todos poderiam ver-lo vestido no hábito Dominicano. Beato Antonio proclamou a sua fé e o rei enfurecido ordenou que ele fosse apedrejado até a morte. Beato Antonio morreu mártir na Quinta-feira Santa, 1460.

O corpo de Beato Antonio foi recuperado com grande despesa pelos comerciantes de Genoa e foi retornado a Rivoli, onde a sua tomba se tornou um lugar de peregrinação. Bastantes milagres foram atribuídos ao Beato Antonio e há uma procissão anual no templo dele onde todos os membros atuais de sua família se vestem de preto para reverenciar sua memoria.

Foi beatificado pelo Papa Clemente XIII o 22 de fevereiro, 1767 e a festa de Beato Antonio Neyrot segundo o calendário perpetuo da Ordem Dominicana é o dia 10 de abril.

 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário