Beato Antonio Neyrot foi um sacerdote italiano da Ordem de Pregadores. Beato Antonio Neyrot apostatou, reconverteu e morreu mártir.
Ele nasceu em Rivoli em Piemonte, Itália e entrou na ordem Dominicana. Após terminar os seus estudos, ele foi ordenado e morava por um tempo em São Marco em Florença onde ele estudou sob São Antoninus de Florença. Descontente, pediu uma mudança de missão e foi mandado a Sicília. Ainda descontente, saiu para Nápoles. Durante esta viagem o seu barco foi capturado pelos piratas mouros e junto com os outros passageiros, foi levado a África do Norte.
Aparece que o califa moametano de Tunísia gostou do Beato Antonio porque o trataram bem e nem foi confinado, até quando a sua arrogância irritou os seus captores. Beato Antonio foi impaciente e não gostou da ideai de ser prisioneiro. Sustentando-se de pão e água, ele logo entrou em colapso. Depois disso ele negou a sua fé para comprar a liberdade.
Beato Antonio tinha perdido toda a fé no Cristianismo e começou traduzir o Corão. Ele foi adotado pelo rei e se casou com uma senhora turca de alto escalão. Então veio as noticias da morte de São Antoninus. Isto o levou a uma mudança radical na atitude de Antonio. Ele teve um sonho no qual São Antoninus apareceu a ele. A conversa que transpirou causou Antonio a resolver a readotar a fé que ele tinha deixado, ainda que fazendo isso resultaria em sua morte.
Ao encontrar um sacerdote Dominicano, Beato Antonio fez uma boa confissão e pediu perdão publico aos seus irmão católicos no Domingo de Ramos de 1460. Depois disso ele foi readmitido à Ordem Dominicana.
Desejando que a sua conversão seja tão publica como tinha sido a sua negação, ele esperou até que o rei teve uma processão publica. Já que tinha se confessado e feito reconciliação com Deus, Beato Antonio subiu a escada do palácio onde todos poderiam ver-lo vestido no hábito Dominicano. Beato Antonio proclamou a sua fé e o rei enfurecido ordenou que ele fosse apedrejado até a morte. Beato Antonio morreu mártir na Quinta-feira Santa, 1460.
O corpo de Beato Antonio foi recuperado com grande despesa pelos comerciantes de Genoa e foi retornado a Rivoli, onde a sua tomba se tornou um lugar de peregrinação. Bastantes milagres foram atribuídos ao Beato Antonio e há uma procissão anual no templo dele onde todos os membros atuais de sua família se vestem de preto para reverenciar sua memoria.
Foi beatificado pelo Papa Clemente XIII o 22 de fevereiro, 1767 e a festa de Beato Antonio Neyrot segundo o calendário perpetuo da Ordem Dominicana é o dia 10 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário